quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A Subdelegada Capelã Valdinéia de Fátima Rodrigues da BUSF-CPLP da Sucursal Brasil Participou em Ação Humanitária Junto a População Equatoriana no Mês de Janeiro de 2017 pela Organização Voluntários em Campo

O Equador é um dos dois únicos países da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil. Sua localização geográfica faz com que o país esteja vulnerável a desastres naturais por estar bem na junção de duas placas tectônicas. O nosso olhar foi direcionado especialmente para este país em abril do ano passado, quando a região noroeste foi duramente atingida por um terremoto que ceifou milhares de vidas, e destruiu inúmeras edificações, além de condenar prédios e casas que serviam de moradia. A população traumatizada emocionalmente ainda precisou enfrentar uma nova realidade, recomeçar a vida praticamente do zero.

Entre os dias 11 e 25 de Janeiro de 2017 a equipe TOH – “Tour of Hope” Equador embarcou dividida em duas frentes: uma no dia 11 de janeiro, com 31 voluntários que seguiram para Quito-Ibarra, e outra no dia 13, com 17 voluntários que seguiram para a região de Manta, expressando de forma prática o amor ao seu semelhante.

O Grupo Quito-Ibarra atendeu vários locais diferentes em solo equatoriano, entre eles: Escolas e comunidades em Pusir, Tumbatú, Ibarra, Comunidades Indígenas Urcuqui e São Roque. As equipes estiveram em um orfanato, numa clinica de crianças especiais, e num Centro de Recuperação de Infratores para Menores. Os voluntários desenvolveram um programa intenso de atividades sócio-evangelísticas, que incluiu atendimentos de saúde, esportes, educação, capelania e visitação. No final foi possível alcançarmos um total de 1.761 pessoas, com as seguintes atividades: Equipe de Saúde = formada por quatro enfermeiros, uma médica e uma fisioterapeuta que atenderam 173 pessoas; Equipes de Esportes e Educação Infantil = alcançaram 1.089 crianças; Equipe de Cuidado da Mulher = alcançou 119 mulheres; Equipes de Capelania e Evangelismo Pessoal = alcançaram 381 pessoas.

Outro Grupo foi o Manta que atendeu vários lugares entre eles: São Vicente, San Alejo, Montecristi, Parque Forestal, Calceta, El Concord, Jipijapa, Lirio dos Valles e Manta. Os voluntários desenvolveram um programa intenso de atividades sócio-evangelísticas, que incluiu atendimentos de saúde, educação, capelania e visitação. No final foi possível alcançarmos um total de 1.659 pessoas, com as seguintes atividades: Equipe de Saúde = Formada por enfermeiros, médicos e dentistas que atenderam 1.113 pessoas; Equipe de Educação Infantil = alcançou 204 crianças; Equipe de Cuidado da Mulher = alcançou 342 mulheres.

A BUSF parabeniza esse sensacional trabalho de apoio humanitário desenvolvido por todos os profissionais envolvidos nos projetos da Organização Voluntários em Campo, e parabenizar nossa subdelegada pela abnegação e esforço em benefício das populações atingidas no equador pelo Terremoto em Abril de 2016. Fazendo que possa se cumprir as prerrogativas do Marco de Sendai de 2015 onde devemos tornar as populações mais resilientes.

Para maiores informações do Programa visitem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário