segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mais Novo Representante da BUSF-BRASIL, da Divisão de Capelânia da cidade de São Bernardo do Campo, Presta Assistência às Vítimas do Tornado em Jarinu-SP.

Nos dias 06, 07 e 08 de junho do corrente ano, o Sr. João Barboza dos Santos, Coordenador da Capelânia Municipal da cidade de São Bernardo do Campo - SP da BUSF-BRASIL, esteve juntamente com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Osasco na cidade de Jarinu - SP em missão humanitária devido a passagem de um tornado seguido por micro explosões que devastou parte do município na noite de domingo. A equipe se deparou com uma cidade em estado de calamidade pública e uma população ainda amedrontada com a fúria da natureza e desiludida com as perdas significativas dos seus bens materiais, assim como de vidas humanas.

Diante desta realidade, nosso representante pode perceber e sentir o que é o trabalho de um capelão e assim colocar em pratica as lições recém aprendidas no ultimo curso ministrado pela BUSF na área de Capelânia Humanitária em Situações de Desastres.

De acordo com relatório apresentado, Ao visitar as residências semidestruídas nosso representante  se deparou com seres humanos cuja fé e a esperança estavam deveras abaladas, onde não tinham o mínimo básico da sobrevivência "Agua, energia elétrica, abrigo, comida, porem após algum tempo de conversa solidaria, via-se um brilho de lagrimas em seus olhos, mas também uma luz de esperança, fé e disposição não só para recomeçar, mas também para auxiliar uns aos outros”, Quando ele abordava as vítimas era recebido com desesperança e dor, porem ao sair recebia um abraço e um sorriso de paz e agradecimento.

Foram três dias longos, frios e chuvosos, onde foi distribuído agua, comida, cobertores e palavras de esperança e fé, bem como trabalhos de bombeiro, já que o mesmo é também bombeiro civil, cortando e carregando arvores e destroços.

Ainda relata que em momento algum sentiu qualquer sinal de cansaço, pelo contrário, o sentimento era de possuir uma força extrema. E de acordo ainda com suas palavras; “Hoje sei que um capelão não é apenas alguém com desejo de ajudar o próximo e sim um ser a quem a vida delegou algo mais. Agradeço a DEUS pelo privilégio de fazer parte deste grupo e por ter colocado em meu caminha a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário