domingo, 1 de janeiro de 2017

Legalizado Junto ao Governo Português a Criação da BUSF-CPLP Sucursal Portugal.

A BUSF-CPLP dá um dos seus mais importantes passos no desenvolvimento de suas atividades com a legalização junto ao Governo Português da BUSF Sucursal Portugal, com NIPC 514231050, sob a coordenação do Comandante Carlos Alexandre Walcher de Souza a Associação foi criada e agora aguarda os demais Actos Constitutivos exigidos pela legislação portuguesa. Criteriada pelas diretrizes da sede no Brasil a legalização em Portugal dará mais força para que outros países da CPLP possam aderir ao processo de ingresso na organização e com isso adequar protocolos operacionais para resposta a Grandes Desastres.

Tanto o Comandante Walcher como o Presidente da BUSF-CPLP Sr. Bolívar Fundão Filho, sabem que isso é um processo de médio e longo prazo para a adequação de processos e métodos que são hoje utilizados por cada país, mas acreditam que em breve já estaremos pelo menos adequando a visualização de uniformes, adequação de postos e funções além de emblemas, para com isso criarem uma adequação visual institucional, depois os protocolos de atuação em desastres que é um dos pilares principais da BUSF-CPLP.

Já existe o projeto para envio a Portugal de Instrutores da BUSF Brasileira para ministrarem um curso de  BREC - Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas o mesmo que as unidades da organização no Brasil terão agora em 2017. Outro fator importante será o envio à Portugal de bombeiros do Brasil da BUSF para darem suporte aos Incêndios Florestais recorrentes que acontecem no país todos os anos com o intuito de aprenderem técnicas e metodologias utilizados pelos portugueses no Combate a esse tipo de sinistros.

Uma das mais importante etapas, será a formação da Força Tarefa para Emergências Portuguesa. Ambos os países só tem a ganhar com o intercâmbio que os componentes da BUSF-CPLP tem a oferecer um ao outro no que tange a troca de experiencias, técnicas e recursos humanos capacitados para resposta a Grandes Desastres.

Ainda para o Presidente da BUSF-CPLP: "O próximo país que devemos organizar a instituição é a República de Angola, queremos dar uma atenção maior, não somente o Brasil mas Portugal também, pois Angola é o 3º país com melhor qualificação técnica de bombeiros dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Um comentário: