segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Unidade K-9 de Busca da BUSF-CPLP Brasil  Inicia os Trabalhos de Adestramento de Cães no Método ARCON.

A unidade Canina K-9 de Busca a pessoas soterradas em escombros e desmoronamentos ligada a Força Tarefa para Emergências da BUSF-CPLP-Brasil, está dando inicio às atividades de adestramento de seus cães baseado no método ARCON da Espanha. O Coordenador da Unidade e também representante do método de treinamento no Brasil Delegado Estadual Sr. Christian Victor Lazarte Villavicencio, acredita que teremos já um binômio (homem-cão) formado em Junho de 2017. A apresentação do método ocorreu na sede da SP Bombeiros na cidade de São Paulo (Delegacia da BUSF na cidade), onde também será a sede da Unidade K-9 em Dezembro de 2016.

O primeiro integrante oficial da Unidade K-9 é um Labrador macho dócil de 5 meses caramelo chamado "Kal-el" o cão já interage com vários membros da instituição e será o primeiro cão, membro da Força Tarefa para Emergências da BUSF, ela estará recebendo o treinamento aso finais de semana. O método ARCON possibilita um treinamento mais humanizado com os cães que devem ter contato com a família de cada operador para saber diferenciar o momento de trabalho do momento de diversão e descanso.

A BUSF-CPLP Brasil estará preparando um canil na sua Delegacia Estadual na cidade de São Paulo, que possibilitará também, estar recebendo cães de outras organizações para treinamento baseados no método utilizado pela organização, que oficializa a sua doutrina de de treinamento para todas as suas unidades brasileiras e internacionais que queiram dispor de cães de busca.

Para o Presidente da Instituição Sr. Bolívar Fundão Filho " O treinamento dos cães pelo Método ARCON serão de extrema importância para a instituição e para a Força Tarefa como um todo, pois propicia uma agilidade na busca de vítimas presas em escombros e desmoronamentos de terra, além de ser um treinamento mais humanizado para o cães é um Método reconhecido em atividades de resgate em terremotos em todo o mundo."

A junção dos trabalhos da Unidade K-9 e da Unidade Falcões (Monitoramento de Áreas de Risco com Drones), fará com que as equipes de resposta de Força Tarefa sejam mais ágeis em seus trabalhos e ao mesmo tempo proporcione segurança para seus membros. A ideia para futuro é fechar todo esse conhecimento e treinamento dentro de um protocolo de ação que possa ser desenvolvido no âmbito de uso da BUSF e seus representantes nos demais países de língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário